top of page

O Curso de Catecismo dos Saletianos

Atualizado: 17 de out. de 2022


O Batismo é a porta de entrada para a Santa Madre Igreja e para o Céu, sendo assim, o Catecismo é o caminho que instruirá o fiel para a sua salvação.

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais frio com as realidades espirituais e totalmente voltado para o materialismo. O resultado disso são a imoralidade, a busca exarcerbada pelo consumo e dinheiro, o afã da exposição midiática e a construção de uma "idéia de Deus" totalmente diferente da verdade. O maior investimento para uma futura sociedade ateísta está sendo realizado nas crianças, a fim de que elas formem uma geração estéril, deformada de valores e espiritualidade e totalmente dócil aos interesses dos inimigos de Deus.

No Capítulo XVIII do Evangelho de São Lucas, Nosso Senhor conta a parabóla da viúva que incomodou o juiz com seus rogos e nos convida a fazer o mesmo. Ao final ele nos deixa a terrível indagação:

Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?"

Essa pergunta nos serve de alerta sobre a Falta de Fé que haveria nos Fins dos Tempos e estamos vendo essas divinas previsões se cumprindo. O número de jovens que não acreditam em Deus, nas Sagradas Escrituras e na Santa Madre Igreja é enorme. E dentre aqueles que dizem acreditar, vemos que há uma enorme ignorância sobre Deus, sua Santa Lei e a Igreja, para eles, a Fé tem se tornado filantropia, política e bem estar social. As aulas de Religião nas escolas e em diversos grupos na internet se tornaram aulas de bem estar para a convivência social ou levantam a orgulhosamente a bandeira do perenialismo, chamando isso de Catolicismo maduro, como se a Religião criada por Deus, fosse algo imperfeito que precisasse de ajustes meramente humanos. A moral não é ensinada com o princípio em Deus e sim no humanismo, o que a torna falha. Se não fizermos nada a respeito disso, as gerações futuras serão totalmente absorvidas por um Religião ecumênica e confusa que se levantará nos fins dos dias.


Por isso, os Saletianos, trazem para as famílias no Projeto Janua Caeli, o Catecismo para crianças e adolescentes, visando ensinar as mesmas a Sã Doutrina de acordo com o Magistério da Igreja anterior aos CVII e com base na Filosofia de São Tomás de Aquino.

Não é um simples Catecismo, visando apenas preparar a criança para um teste de Primeira Comunhão, tampouco é a infatilização dos assuntos doutrinário transformando-s em charges animadas e caricaturadas, colocando assim no imaginário da criança uma idéia que a História Sagrada sejam meramente lendas infantis. O Projeto pretende dar uma base para toda vida Crsitã , incluindo a Preparação para receber os Sacramentos com a devida vênia que eles merecem. O Sacramento da Penitência e da Comunhão serão recebidos pelas crianças na idade da razão, portanto requerem conhecimento e respeito não somente pra um evento único e sim para poderem se aproximar desse Sacramento da forma devida pelo resto de suas vidas.


O Quarto mandamento muitas vezes é conhecido somente pelos deveres filiais, mas nele também se encerram os direitos dos filhos e os deveres dos Mestres e seniores e imbui nos Sacerdotes, pais, padrinhos e catequistas a enorme responsabilidade de preparar as gerações futuras para vencerem o ateísmo e o perenialismo disfarçado de Catolicismo Tradicional. Levantar a Bandeira de Cristo Rei inclui não permitir que idéias distorcidas da Fé entrem em nossos lares. Lembremos que seremos cobrados em nosso juízo particular sobre o rumo que demos as almas de nossas crianças.


São José de Anchieta, apostólo do Brasil, ao chegar em nossas terras, com tal zelo e amor buscou salvar as almas dos índios que jaziam nas trevas do paganismo, que nos deixou um exemplo santo do esforço que devemos fazer pela salvação das almas. Embora naquela época as condições fossem outras, devemos nos lembrar que a Santa Igreja sempre enfrentou heresias e muitos inimigos.Não podemos recuar diante da crise, devemos seguir com a graça de Deus e a proteção da Virgem Santíssima.


Para fazer parte da nossa Turma de Catecismo, basta tornar-se um benfeitor dessa obra. Pedimos uma pequena constribuição mensal para os gastos de materiais e manutenção do site. Toda semana liberamos uma nova aula, o material chega em sua casa, oferecemos acompanhamento e ao final do curso o próprio Sacerdote verificará os alunos para receberem os Sacramentos. Todo o conteúdo é realizado com acompanhamento.


A linguagem utilizada para o Catecismo de Primeira Comunhão é adequada para crianças de 5 a 10 anos de idade. Mas, caso seus filhos tenham tido uma instrução não satisfatória do Catecismo e precisem fazer uma revisão de seus estudos, poderão acessar e fazer as aulas em quaisquer idades.


Acesse e faça a matrícula de seus filhos. Queremos levantar um exército de bons Católicos para o futuro! Viva Cristo Rei!






37 visualizações

Comments


bottom of page