top of page

São João Batista, o Santo precursor

Conteúdo: Ir. Luiz de Santa Filomena ( OMD)

Redação: Ir. Maria Madalena (T.O.P.)


Hoje, na festa de São João Batista, precursor de Cristo, último profeta que marca a passagem do velho e do Novo testamento, atentamos a todos para voltar seus olhares a esse grandioso Santo e sua Santa Missão.

No ventre da Virgem Santíssima se consumou a união das naturezas de Cristo: Divina e humana. A alma é a fonte de vida do homem, tudo que ele faz e sofre em por meio dela, sendo assim fonte e principio de tudo que ele é. A Santa Humanidade de Cristo nos chama a viver em Santidade por completo em nossa vida espiritual e natural. São João Batista, foi o anunciador dessa vida Divina do Redentor, e sendo ele tão comum quanto qualquer um de nós, sem privilégios sobrenaturais, se apossou desse dom gratuito de Deus.


São João Batista é visitado pelo próprio Cristo, ainda no ventre de Maria Santíssima e nesta Visita marcante, vê-se a Benção Solene da Santíssima Trindade a esse profeta, que manifesta ao mundo a honrosa Imaculada Conceição da Virgem Maria. Deus e homem reunidos em uma pessoa, no ventre daquela que o próprio Espirito Santo aclama como "Mãe do Senhor" a quem Santa Isabel e São Joao Batista tiveram "a honra de serem visitados", palavras dadas pela própria Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e que expressam a Honra que a Igreja daria Aquela que é a a Mãe do Redentor, Deus, na Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.


Bendita es tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. Donde a mim esta dita, que a mãe do meu senhor venha ter comigo? Porque, logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino exultou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada tu, que creste, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas.
São Lucas Cap. I, vers. 42

Assim inicia-se a Missão de São João Batista sendo precursor da Santidade da Virgem e futuramente do Messias, esperado por todos os Séculos. O próprio Cristo confirma essa grandiosidade do Santo ao dizer que não houve homem nascido de mulher maior que São João. Ao mesmo tempo que atenta a todos sobre a natureza sobrenatural do Seu próprio nascimento pela Virgem Santíssima, dirige a todos nós uma confirmação da importância desse Santo ao céu.*


Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. Ora os que tinham sido enviados eram da seita dos fariseus. E interrogaram-no, dizendo: Como batizas, pois, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta (predito por Moisés)? João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo em água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. Esse é o que há de vir depois de mim, o qual foi antes de mim, e a quem eu não sou digno de desatar a correia dos sapatos.
Evangelho de São João Cap. I, vers. 23-27

Bendita visitação que solenemente marca com o selo do Espirito Santo de Deus, seu precursor, confirma a Maternidade Divina e congratulam-se pelo consumação da espera do Messias ter chegado a seu termo com o Magnificat, o cântico que exalta os grandes feitos de Deus e a realização da sua Suprema Promessa da Salvação das almas, através do Seu Divino Filho, nosso Salvador.


Benditos aqueles que creem nessa promessa de Salvação, que anunciam essa verdade em tempos difíceis como os nossos e assim como São João Batista e Santa Isabel entendem que a Virgem Santíssima é a Mulher que Deus escolheu para retificar a perda do Éden.


Viva São João Batista, o grande Profeta de Cristo!

São João Batista, rogai por nós!



__________________________________________________________________________________* Citação em São Lucas Cap. 7, vers. 28. Ora se Cristo, é Deus, como Ele afirmou que dentre os nascidos de mulheres não houve homem maior que São João? Obviamente, porque Cristo, referia-se a uma concepção natural (nascidos de mulher) e a Concepção de Cristo no ventre da Virgem Maria foi de Ordem sobrenatural. Ele foi concebido pelo Espirito Santo, conforme ensina as Sagradas Escrituras e crê a Santa Igreja Católica.









bottom of page